O Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico da Estância Turística de Presidente Epitácio, PDDT, é para apresentar a cidade localizada na região Oeste do Estado de São Paulo, num território banhado pelo Rio Paraná e com área de extensão entre urbano e selvagem peculiar dentro do bioma da Mata Atlantica com flertes para o Cerrado e o Pantanal, que possui diversos Atrativos Turístico consolidados, entre eles a Pesca Amadora, Ecoturismo de Trilhas, Mergulho, Ciclismo, Diversão, Entretenimento e Conhecimento Ecológico e Cultural..
Aqui voce vai conhecer o PDDT e o que tem na Estância Turística de Presidente Epitácio a partir do Inventario Turístico, Estudo da Demanda Turística, Diagnóstico, Prognóstico, Estrutura dos Elementos de Fraqueza, Forca, Oportunidades e Complementaridades, Plano de Acao e Reuniões incluindo imagens e estrutura do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR
O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestao e promocao da atividade Turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentavel.
A proposta metodologica para a inventariação da oferta Turística apresenta-se adaptável as condições do município, respeitando a autonomia da administração municipal na condução das suas politicas e do seu desenvolvimento. Dessa forma, a pesquisa pode ser realizada por instituicoes, empresas, profissionais e funcionarios, desde que devidamente qualificados e aptos para tal fim.
É fundamental que os pesquisadores e demais partícipes do processo de inventariação tenham um olhar ao mesmo tempo técnico, holístico e critico sobre o lugar, alem da capacidade de perceber e de incentivar nas comunidades a idéia de pertencimento a esse lugar. Não se pode tratar o inventario como algo estanque, como a simples acao de se preencher formularios mecanicamente. É preciso vivenciar e entender a realidade de cada lugar - interpretar, traduzir historias, sentimentos e vidas. Assim, a preparacao e a realizacao do inventario devem ocorrer em harmonia com o ambiente e unir, no que toca ao pesquisador, conhecimento tecnico e sentimento, em uma convergencia de interesses comuns com a comunidade - artessas, gestores de meios de hospedagem, de alimentacao e taxistas, guias e agentes de turismo, prefeitos e vereadores, lideres comunitários e dirigentes de associacoes, doceiras e comerciantes, professores e alunos, floristas e engraxates, servidores publicos e da iniciativa privada e assim por diante. Todos sao igualmente imprescindíveis na composição do arranjo produtivo do turismo.
2.1. Tipificação de Recurso Turístico e Atração Turística
A Atração Turística se constitui na oferta Turística diferencial de uma determinada região Turística, pois sao responsáveis por promover os fluxos turísticos. O consumidor escolhe o destino que ira visitar, em função da experiência Turística que esse destino oferece. Ele primeiro decide se deseja praticar atividades de aventura ou vivenciar atividades rurais, ou ainda, visitar monumentos históricos e culturais etc., entre as inúmeras possibilidades. Na sequência, ele opta pelo destino Turístico que proporcione as atividades e experiências escolhidas.
Um determinado circuito ou roteiro Turístico consegue se diferenciar dos demais por meio de seus atrativos turísticos, que constituem a oferta Turística diferencial, pois possuem caracteristicas naturais e culturais proprias, que determinam a identidade do destino no mercado. Os atrativos turísticos funcionam como a "mola propulsora" que leva as pessoas a viajarem. Quando chegam ao destino, elas consomem diversos produtos e serviços turísticos e todo o sistema produtivo do turismo receptivo eh acionado. O turista utiliza serviços dos meios de hospedagem (hoteis, pousadas, flats etc.), meios de alimentação fora do lar (restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, sorveterias), agências de turismo receptivo (passeios, transfers e outros serviços), dentre outros serviços oferecidos no destino.
A oferta Turística técnica é composta pelos equipamentos e serviços existentes no destino, que dão suporte para o desenvolvimento da atividade Turística, como: meios de hospedagem, meios de alimentação fora do lar, agências de turismo receptivo, manifestações culturais, artesanato, serviços de apoio ao turista, entre outros. Assim, o desenvolvimento do destino Turístico depende da oferta Turística diferencial, que tem capacidade de atrair os turistas, e também, da oferta Turística técnica, uma vez que os serviços complementares sao essenciais para recepção e permanência dos visitantes na localidade.
Em relação ao turismo, as repercussões socioeconômicas da atividade em Presidente Epitácio - SP, a Aldeia Verde / Total Eco efetuou um levantamento, baseado em mais de 30 anos de atividades turisticas desenvolvidas na cidade, pelo seu potencial em nichos, dados e informações usadas até mesmo antes da mesma possuir titularidade de Estância, titulo concedido pela Assembleia de Deputados dos Estado de São Paulo - ALESP e gerenciado pelo Departamento de Apoio ao Dexenvolvimento de Estâncias - DADE orgão da Secretaria Estadual de Turismo do Estado de São Paulo. Em relação a este aspecto, esta sendo explorado em várias sessões do presente plano diretor de desenvolvimento turístico, principalmente quanto às preocupações com a orientação e a conscientização dos meios de hospedagem, agentes receptivos, a respeito da oferta que o município de Presidente Epitácio dispõe em termos de patrimônio natural e cultural, são elencadas como fatores primordiais para que a prática do turismo atinja melhores resultados econômicos, provocando um acréscimo no fluxo de visitantes e fomento da cadeia produtiva local.
O município de Presidente Epitácio - SP tem potencial turístico de recepção diária, para consumo de seus recursos naturais ecológicos, históricos e culturais, além de ainda abrigar eventos esportivos, de negocio, econômico rural e religioso, todos em taxa de ocupação de permanência na cidade de 01 (um) dia para mais tempo.
Com o incremento das tecnologias de informação e comunicação, o turismo tornou-se uma da mais relevante atividade da economia global, passando a ser vista, por entidades públicas, como a melhor alternativa para o desenvolvimento de muitos países, regiões ou localidades. (Marujo & Carvalho, 2010). O crescimento da atividade turística, nos últimos anos, tem sido refletido não apenas pelo aumento no fluxo de turistas de muitas localidades, mas também pelo surgimento e pela ampliação de um grande número de destinos turísticos. Tal fato tem exigido o planejamento eficaz do turismo nesses lugares, visando a maximização dos seus efeitos positivos e a minimização dos seus efeitos negativos sobre as destinações. Para a Organização Mundial do Turismo [OMT] (2003, p. 215), o planejamento adquiriu um papel de maior relevância no desenvolvimento turístico à medida que os governos passaram a reconhecer não apenas que o sector gera um largo espectro de impactos, mas também que pode ter um importante papel no crescimento e revitalização social e cultural. Logo, o planejamento do turismo é entendido como um processo fundamentado na pesquisa e na avaliação, o qual busca a otimização do potencial de contribuição do turismo para o bem estar humano e para a qualidade do meio ambiente. (Getz, 1986). Nesse sentido, pode-se dizer que o planejamento turístico deve ordenar as ações do homem sobre o território, a fim de evitar que este cause impactos negativos ao meio ambiente, consistindo num processo sistemático de definição de objetivos, estudos e análises, formulação de planos e recomendações e implantação seguida de gestão contínua, que tenha como intuito promover o desenvolvimento integrado, controlado e sustentável do turismo. Considerando o planejamento do turismo enquanto processo contínuo, permanente e dinâmico, como também "uma condição necessária para a viabilidade, a organização e a sustentabilidade da própria atividade" (Carvalho, 2009) é que se propôs essa pesquisa, que teve como objeto de estudo o município de Presidente Epitácio, no estado de São Paulo.
Para determinar o potencial turístico do município de Presidente Epitácio é preciso aplicar uma metodologia de conceito de administração denominada Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.
Ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal.
Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual do recurso e atrativo turístico e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que o tipo turístico rentabilise o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para o recurso turístico.
Ambiente Interno
Strengths - Vantagens internas do recurso e atrativo em relação aos concorrentes.
Weaknesses - Desvantagens internas em relação aos concorrentes.
Ambiente Externo
Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem.
Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva.
Nesta fase o objetivo é efetuar um trabalho de planejamento de tratamento de cada item diagnosticado, através da tabulação dos levantamentos de dados entre coletado, ideal praticável e sugerido pela participação dos atores deste projeto.
Dentro da tabulação já é identificado o planejamento de ações para evolução do segmento turístico ao produto final como Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico e suas abrangências.
A imagem é o relexo do instante que é caputrado por uma pessoa e seu sentimento no momento.
A Estância Turistica de Presidente Epitácio, no estado de São Paulo, na região Oeste, permite capturar diversas imagens em vários momento.
A página, aqui apresentada, é para mostrar diversas imagens capturas pelos que residem ou que visitam a Estância Turística Presidente Epitácio e que de alguma maneira acabam divulgando a cidade pelas suas postagens em rede social, livros, jornais ou mesmo guardam em papel ou digitalmente como recordação e tambem para apresentar a alguem.
A Estância Turistica de Presidente Epitácio, no estado de São Paulo, na região Oeste, oferece diversos atrativos turísticos de uma paisagem a pratica de esportes radicais.
A página, aqui apresentada, é para listar os atrativos turisticos existentes na cidade em classificação: Meios de Hospedagem, Gastronomia, Parques e Balneário, Reservas e Horto Florestal, Orla Fluvial, Rampas de Acesso ao Rio (Públicas e Privadas), Marinas e Serviços Publicos e Privados em atendimento ao visitante.